Lixiki

Entendendo as mudanças climáticas

Boneca gigante de materiais recicláveis passeando nas ruas de glasgow

COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021

Boneca gigante de materiais recicláveis passeando nas ruas de glasgow Deusa do mar na COP26

As mudanças climáticas estão batendo na nossa porta e encontros internacionais estão ocorrendo com mais frequência na tentativa de deter as eminentes projeções de aquecimento global atuais.

Recentemente tivemos a COP26 – Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima de 2021, que aconteceu entre os dias 1 e 12 de novembro na cidade de Glasgow, na Escócia, e contou com a participação de quase 200 países. 

As discussões enfatizaram a urgência de uma rápida redução nas emissões de carbono, a necessidade de alcançar o objetivo de 45% de redução até 2030 (em relação aos patamares de 2010), e ter em 2050 as emissões neutralizadas globalmente.

Entendendo as mudanças climáticas

Você deve estar ouvindo falar muito mais em mudança climática hoje, do que há pouco tempo, talvez a pandemia do COVID-19 causada pelo coronavírus, tenha nos afetado tanto que outras questões com potencial de proporcionar mal estar na população estão ganhando espaço na mídia.

Todos os dados apresentados nessas conferências podem nos deixar confusos, e até em dúvida se isso é algo que precisamos saber mesmo ou é só uma coisa que a gente pensa que o governo vai resolver. 

Pensando nisso, trazemos para você algumas ações que praticamos por aqui e tem nos tirado das dúvidas, ampliado nossa consciência e nos colocado em ação.

4 jeitos de se colocar em ação e entender o que está acontecendo

Apoie as causas indígenas

No Brasil, 85% da população vive em 1% do território nacional. A maioria da nossa terra e da nossa água estão sendo exploradas e servindo de matéria prima para produção de agricultura e pecuária que são vendidos para outros países.

Os povos originários são os únicos que se dispõe a cuidar e lutar para que nossas terras permaneçam intocadas. Cada vitória conquistada reflete em preservação e regeneração da Natureza e consequentemente da nossa própria vida.

Recomendamos alguns perfis para ampliarmos a nossa escuta, conheça e apoie sempre que possível: @chirleypankara @dorricojulie @celia.xakriaba @katumirim

Teste dorricojulie_267116686_1063282481085242_8312153055172160189_n celia.xakriaba_272965010_677629536600184_8382342663491686233_n katumirim_242027552_290207779158199_4290886865045710829_n

Informe-se sobre tema

O assunto é complexo e tem muita coisa difícil mesmo de entender. A saída é buscar por fontes que tenham uma narrativa mais direta e menos técnica, e ainda, deixar de lado aquelas que podem ser tendenciosas. Indicamos três perfis que seguimos e trazem muita informação confiável:

Design sem nome

((o))eco é um site de notícias que se dedica a documentar os desafios, retrocessos e avanços dos temas relacionados à conservação da natureza, biodiversidade e política ambiental no Brasil. Você pode acompanhar pelo link: oeco.org.br

#AMBIENTAL

Sustentaoquê, é uma rede de conteúdo liderada por Daniela Delfini, ativista, ecofeminista e consultora em sustentabilidade que nos últimos quatro anos criou um conteúdo muito rico fundamentado em pesquisas e entrevistas com especialistas. Para conhecer, visite as guias do instagram @sustentaoque.

vozesdoplaneta.podcast_278404860_1123850824858281_4960908793814917278_n

Vozes do planeta é um podcast recheado de entrevistas com temas socioambientais, as vozes pela natureza e muitas histórias. Um dos primeiros sobre o tema no Brasil, é apresentado pela jornalista Paulina Chamorro @pauli_chamorro. Siga o perfil @vozesdoplaneta.podcast e tenha acesso aos episódios.

Coloque em prática as ações que aprende

Precisamos de todo mundo colocando em prática pequenas ações, todos os dias. As nossas escolhas são fundamentais para a transformação global. Acredite! Por mais básicas que pareçam – e sejam – podem construir um mundo novo.

Separamos três fontes de inspiração para você não desanimar na jornada e ainda, aprender como pode praticar mais.

Design sem nome

Espalhe flor por onde for é uma série no youtube da Lixiki, gravada por Ana Borba, onde ela compartilha de forma bem intimista suas atividades caseiras de cuidado com o lixo e redução de consumo. Você pode acessar a série por esse link: https://www.youtube.com/lixiki

Escolhas exponenciais são aquelas individuais que geram resultado coletivo, elas foram sistematizadas pelo movimento Imagine 2030 e são a base de transformação das pessoas que estão construindo hoje um futuro radicalmente diferente como propõe a Agenda 2030 da ONU. Conheça a curadoria que fizemos:

escolhas individuais são aquelas individuais que geram resultado coletivo

????Cultive plantas em casa ????Prefira carro compartilhado ????‍♂️Andar a pé

????Use máquina de lavar com tiver roupas o suficiente pra encher ????Consumir produtos orgânicos

????Consumir produtos orgânicos ????Use sacolas retornáveis ????‍????Cozinhe ao invés de pedir comida

????Não use talheres e embalagens descartáveis ????Use menos papel

????Lave sua louça com auxílio de uma em uma bacia de água ????Comprar de pequenos produtores

❌Reduzir o desperdício de alimentos ????Passar mais tempo na natureza ????Reutilize o máximo de materiais possíveis.

manifesto reutilizar transforma

E por último, mas não menos importante, deixamos o convite para você participar da nossa comunidade Reutilizar Transforma. O nosso manifesto que nasceu com vida própria! Um site de compartilhamento de práticas de reutilização de materiais, por lá você pode compartilhar a sua prática e conhecer as práticas de outras pessoas. Participe! Acesse o endereço: reutilizartransforma.com.br

Converse com mais e mais pessoas

Encontros Gratuitos e online Ana Borba nas rodas de conversa Participantes da roda de conversa

“A mudança é uma conversa entre você e o mundo ao seu redor.”

Ana Borba

Quando você conversa, você aprende através da experiência do outro e ainda através da sua própria experiência. Quantas vezes você já aprendeu algo pelo simples fato de estar compartilhando um aprendizado com alguém?

Por esse motivo, converse! 

Todos os meses temos promovido uma roda de conversa sobre temas diversos que rodeiam o mundo da reutilização de materiais, se você ainda não participou da nossa roda, só vem! É um encontro muito bacana, um espaço de troca e de confiança, a roda é online e gratuita.

Formulário de inscrição

Tá vendo? Sempre dá pra dar um jeitinho 😉

Esperamos que tenham gostado dessas dicas que separamos! Se você tem mais alguma coisa para compartilhar, não hesite em deixar o seu comentário.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.