As escolas estão constantemente em busca de novas formas de engajar os estudantes em temas complexos e, ao mesmo tempo, urgentes. Sustentabilidade, responsabilidade social, diversidade, ética e cultura são assuntos cada vez mais presentes nas diretrizes pedagógicas — mas nem sempre é simples transformá-los em vivência. E é aí que entra o Jogo ESG: Cultura e Sustentabilidade.
A Lixiki oferece experiências de ecoeducação para empresas e dá nova vida a resíduos têxteis por meio do upcycling.
Nossos produtos são feitos por uma rede empreendedora criativa — e cada projeto mobiliza pessoas, ideias e territórios para fazer diferente.

Um tabuleiro gigante. Dados. Cartas. Desafios. Risadas. Descobertas. E um objetivo comum: entender, jogar e praticar os princípios de ESG (ambiental, social e governança) de um jeito leve e transformador.
O projeto foi realizado pela Lixiki em parceria com a Ciranda Experiências Lúdicas, com produção da G2 Cultura, apoio do IJCA e patrocínio do Instituto Cometa, via ProAC ICMS.
Levamos o ESG Game até escolas públicas da zona norte de São Paulo — adaptando a linguagem e a experiência para o universo escolar. O resultado? Uma jornada potente, afetiva e educativa que ficou gravada em cada canto das escolas que nos receberam.
O que é o Jogo ESG: Cultura e Sustentabilidade?
É uma versão escolar do ESG Game, um jogo de tabuleiro colaborativo e de grande escala, onde o objetivo é aprender, discutir e praticar os princípios ESG de forma acessível e lúdica.
O tabuleiro é composto por 54 casas hexagonais e as jogadas acontecem em grupo, com até 8 participantes por equipe. Em cada rodada, os grupos lançam os dados e se movimentam pelo tabuleiro, passando por perguntas, desafios, cartas de “deu bom / deu ruim” e metas dos ODS. O grupo que conquistar o maior número de casas vence — mas, na prática, ganha todo mundo: a escola, o planeta e cada participante.
A versão escolar do jogo tem ainda uma camada extra: ao final da experiência, os alunos criam fanzines coletivos com colagens, frases, reflexões e propostas sobre como aplicar o que foi aprendido no cotidiano. Um espaço livre de criação para transformar o jogo em ação.
Por que levar ESG para dentro da escola?
Porque é ali, na sala de aula, que as transformações mais importantes começam. O ESG, que muitas vezes é visto como um conjunto de normas corporativas, pode e deve ser traduzido para o contexto da educação — e precisa ser vivido desde cedo como prática, não só como conteúdo.
A proposta do jogo não é ensinar ESG de forma impositiva. É criar espaço para que cada criança e jovem compreenda, na prática, o impacto de suas decisões no coletivo. E para que cada escola se reconheça como um território potente de cultura, diversidade, escuta e participação.
O Jogo ESG: Cultura e Sustentabilidade convida a escola a olhar para dentro e para fora, e a assumir seu papel na construção de um mundo mais justo, ético e sustentável.
Benefícios que o jogo leva para a escola
- Ampliação da consciência ambiental, social e ética entre os alunos;
- Estímulo ao trabalho em grupo, à escuta ativa e à participação;
- Reforço das competências socioemocionais e da criatividade;
- Apoio à construção de uma cultura escolar baseada em responsabilidade e colaboração;
- Integração de professores, alunos e comunidade escolar num mesmo espaço de reflexão;
- Possibilidade de desdobramentos pedagógicos com os fanzines e projetos futuros;
- Criação de vínculos afetivos com os temas ESG e com a escola enquanto espaço de transformação;
E o que dizem os alunos e professores?
Durante as sessões, escutamos muitas falas potentes. Em vez de apenas descrever a experiência, deixamos que as vozes de quem viveu o jogo falem por si:
“Eu não sabia o que era ESG. Agora eu sei. E acho que todo mundo devia jogar esse jogo.” — Aluno participante
“O jogo trouxe temas muito importantes. A gente precisa mesmo falar sobre isso dentro da escola.” — Professora participante
“O que eu mais gostei foi poder falar. A gente sempre escuta muito… e aqui a gente pôde falar.” — Aluna participante
“Foi divertido, mas também aprendi bastante. A gente pensou em soluções reais.” — Aluno participante
“Achei importante a escola abrir esse espaço pra gente conversar sobre o planeta e sobre a gente.” — Aluna participante
“Aprendi, troquei e me diverti ao mesmo tempo. O formato é dinâmico e inovador… engajou todo mundo.” — Professora Participante
As falas se repetem em tom, em emoção, em desejo de continuidade. O jogo toca, transforma e deixa vontade de mais. A leveza e o envolvimento ajudam a criar vínculos duradouros com os temas — e a aproximar sustentabilidade e ética de quem vai carregar esse futuro.
Um jogo, muitas camadas de impacto
O Jogo ESG não é só uma atividade divertida. Ele é uma ferramenta de aprendizagem, uma oportunidade de escuta, um convite à criação e uma semente de transformação. Seu impacto ultrapassa o momento do jogo: reverbera nos corredores, nas rodas de conversa, nas decisões futuras da escola e na postura dos alunos diante do mundo.
As escolas que participaram receberam não apenas uma vivência lúdica, mas um projeto completo, com metodologia, acompanhamento e material de apoio. E levaram consigo a possibilidade de fazer reverberar o jogo em práticas cotidianas, em projetos pedagógicos e em conversas que antes pareciam distantes.
Quer levar o Jogo ESG para a sua escola?
Estamos construindo um caminho para que mais instituições possam vivenciar essa experiência. Se você representa uma escola, rede pública ou privada, organização cultural ou quer ser patrocinador de futuras edições, entre em contato com a Lixiki.
Vamos jogar juntos — pelo planeta, pela cultura, pela educação.
Projeto realizado com patrocínio do Instituto Cometa, via ProAC ICMS, em parceria com Ciranda Experiências Lúdicas, G2 Cultura e IJCA.
A Lixiki oferece experiências de ecoeducação para empresas e dá nova vida a resíduos têxteis por meio do upcycling.
Nossos produtos são feitos por uma rede empreendedora criativa — e cada projeto mobiliza pessoas, ideias e territórios para fazer diferente.
