Lixiki

Prefeitura da Cidade do Recife – Natal 2010

Árvore de Natal com cds e dvds iluminada na cor azul, dentro do rio capibaribe, no Recife.


ÁRVORE DE NATAL – RIO CAPIBARIBE

PRAÇA DO ENTRONCAMENTO



AVENIDA AGAMENON MAGALHÃES

Neste Natal, os recifenses têm uma cenografia urbana inovadora e responsável. Além dos principais pontos do Recife, como Praça do Entroncamento, Agamenon Magalhães e Sítio Trindade, estarem decorados com materiais reutilizáveis, a cidade ganha uma árvore de 33 metros de altura feita inteiramente com CDs e DVDs, que está localizada no rio Capibaribe.

Para tanto, a Prefeitura do Recife contou com o Projeto de Fabiana Santos, arquiteta da Fundação de Cultura da cidade e contratou a Lixiki, empresa especialista em reutilização de resíduos sólidos, que, por sua vez, conta com o profissionalismo de Edson Lira, ‘light designer’ especializado em iluminação com eficiência energética.
No total, 65 mil garrafas PET e 200 mil CDs e DVDs formam a decoração natalina composta por 782 adereços gigantes como bolas de natal feitas com CDs e DVDs, estrelas manufaturadas com garrafas PET, mandalas de flores esculpidas com o reaproveitamento das garrafas de plástico.
A árvore sob o rio Capibaribe foi montada em uma estrutura flutuante de 256 metros quadrados instalada em frente ao Paço Alfândega, Recife Antigo. Os 180 mil CDs e DVDs utilizados na montagem da estrutura foram doados pela Delegacia Antipirataria, através da Secretaria de Direitos Humanos e Segurança Cidadã devido a uma decisão do pleno do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE), que delegou, desde 2009, o direito do descarte ideal do material para esse órgão público, que leva em consideração fatores como a inutilização das mídias, respeito ao meio ambiente, entre outros pontos. O resultado da reutilização do descarte será destinado ao Fundo Municipal de Direitos Humanos para ser destinado à política pública municipal voltada para o idoso.
A preocupação com o meio ambiente está presente em todas as fases do projeto, desde a coleta e escolha da matéria-prima, permeando no processo de fabricação até a desmontagem dos equipamentos, quando os produtos seguem novos rumos e entram mais uma vez na cadeia produtiva. Os adereços de garrafa PET, por sua vez, são encaminhados para indústrias de reciclagens ou inventário dos clientes e da própria LIXIKI para reaproveitamento em outros elementos de cenografia.
Ao longo do processo, desde a fabricação até montagem, foram envolvidas 150 pessoas, que trabalharam a pleno vapor para deixar a decoração pronta para o público.
Conheça um pouco do processo de fabricação na reportagem da TV Jornal exibida em 25/11/2010.
►   Outros Posts

Você talvez se interessa nessas postagens

Lumi Buquê

Esta luminária de mesa pode ser montada “ao gosto do freguês”, ou seja, com quantas flores o cliente desejar: como flor solitária ou buquê de

Leia Mais ›

Produtos úteis em ambientes de trabalho e estudo, confeccionados a partir do reaproveitamento de lonas de campanhas publicitárias, CDs e discos de vinil inutilizados.

Leia Mais ›

4 comentários em “Prefeitura da Cidade do Recife – Natal 2010

  1. O centro do recife o ano passado(2010), recebeu seu melhor presente em termos de ornamentação, até hoje não esqueci o orgulho e alívio de finalmente ter sido reconehcido a importância do meio ambiente e consequentemente sua preservação. Não sendo subtraída a beleza no uso de materias que eventualmente seriam descartados de forma irresponsável.Parabéns….A atitude do Grupo é mais que louvável…Cláudia Batista Bióloga e Amante da moda!!!!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.