Veja como criamos buquês ecológicos com garrafas PET

buquê flores de PET lixiki

A ação foi para entrega aos concluintes de um colégio em São Paulo.

Os buquês compuseram kits que os formandos receberam na cerimônia de conclusão do ensino médio. Na produção, foram usadas flores de garrafas PET lixadas, barbantes de papel kraft, pequenos círculos de papelão e ímãs. Você pode prender o buquê na geladeira, por exemplo, ou até desmontar os caules para ficar com três ímãs separados, vamos mostrar no fim do post como separá-los.

produção buquês lixiki

Ana Borba e Amanda Fuccia foram as responsáveis pela produção desse projeto, dá uma olhada nas fotos delas trabalhando:

produção buquês PET lixiki

Reutilizando caixas de papelão para entrega

Como não poderia ser diferente, o nosso processo de entrega também foi pensado de forma a gerar o mínimo possível de resíduos, mas também procurando leva a melhor experiência para o nosso cliente.

Customizamos caixas de entrega usadas da Shopper, aquele aplicativo de delivery de compras. No total, seis caixas foram necessárias para acomodar as 360 flores de PET que criamos.

encaixotando os buquês lixiki

Resíduos do processo

Resíduos do processo lixiki produção

Mesmo criando produtos com materiais que iriam para o lixo, o nosso processo gera sobras. É importante alocar essas aparas de forma a ficarem juntas, preferencialmente identificadas, para ajudar num futuro processo de reciclagem, se houver essa possibilidade para o material utilizado.

desacoplamento do buquê lixiki

Outra coisa legal a ser levada em consideração é a capacidade do novo produto de ser desmontado. Esse é um dos pilares da economia circular, pois garante que materiais diferentes possam ser separados e encaminhados para locais distintos. Veja como futuramente será possível desacoplar as partes desse buquê, para que ele seja mais facilmente triado no processo de reciclagem ou na criação de outro produto.

A Lixiki faz oficinas de upcyling em eventos, empresas e escolas, presencial e online.

1 comentário em “Buquê Ecológico”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossa Newsletter

Assine e acompanhe de perto o nosso conteúdo!