Lixiki

REUTILIZAÇÃO E RECICLAGEM: QUAL A DIFERENÇA?

SONY DSC

Reutilização e Reciclagem: qual a diferença?

Símbolo Reutilizar Símbolo Reciclar

Olhando de longe, você pode achar que não existe diferença entre reutilizar um material e reciclar. “No final das contas é arranjar uma solução para tudo o que precisa ir para o lixo.” Ouvimos muito essa frase e outras bem parecidas. 

Mas olhando de perto e buscando entender os processos, você vai perceber que esse não é o caminho. 

Na verdade existem diversas possibilidades para o material que você vai descartar.

Aqui, nós vamos focar nos famosos 3 R’s:

Reduzir. Reutilizar. Reciclar.

Símbolo Reduzir Símbolo Reutilizar Símbolo Reciclar

O primeiro processo possível, que antecede até mesmo o nosso ato de consumo, é a não geração de resíduos. 

Após isso, chegamos ao nosso primeiro R de REDUÇÃO. 

E como uma empresa que está comprometida em mudar o seu comportamento com o lixo, precisamos te dizer que reduzir o consumo é certamente uma ótima escolha. 

Pensar antes de comprar, questionar se você precisa mesmo daquele item, e se a resposta continuar sendo SIM, você pode questionar se não tem outra opção que impacta menos o ambiente e que ao final do uso, você poderá utilizar de outra maneira. 

O que nos faz chegar até o segundo processo possível, a REUTILIZAÇÃO. 

A reutilização é a etapa que vem antes da reciclagem. Ela tem o benefício de conseguir dar um destino ecológico até para materiais que a reciclagem ainda não existe.

E como você pode incluir o processo de reutilização na sua casa? Para todos os itens que você leva até a lixeira hoje, questione: o que eu posso criar com esse material? Muitas são as ideias e você pode e deve utilizar sua criatividade para fazer isso. 

Se você precisar de uma mãozinha inclusive, visite o nosso portal REUTILIZAR TRANSFORMA, onde temos inúmeras ideias para você reutilizar qualquer material ou ainda, compartilhar as suas criações com fotos e tudo mais.

manifesto reutilizar transforma

E por último, só após passar pelas duas primeiras etapas, você opta pela reciclagem.

Mas por quê isso? Por que não posso optar pela reciclagem logo de cara?

Porque hoje nós não temos soluções para todos os materiais e muitas vezes, nessa cultura de jogar fora, estamos lotando aterros sanitários com resíduos que poluem o nosso solo e prejudicam a nossa vida no planeta. 

Estamos matando nossa casa. E nós sabemos, que você está lendo esse artigo, é porque acredita que há outro caminho. Com mais vida, mais respeito e mais soluções criativas e ecoeducacionais para o nosso meio ambiente, certo? 

Então, das próximas vezes que você for consumir ou descartar algum material, lembre-se da Lixiki e se pergunte: qual a solução criativa que eu posso encontrar nesse momento? 

Enquanto você faz isso desse lado aí, nós fazemos por aqui, através dos nossos dois principais serviços. Você já conhece?

LABXIKI

Nossas oficinas para construção de objetos criativos com descartes. Provoque uma reflexão consciente sobre consumo.

Quero saber mais

Oficinas labxiki 1 Oficinas labxiki 2 Oficinas labxiki 3 Oficinas labxiki 4 Oficinas labxiki 5 Labxiki Oficinas 6

NOSSA LONA 

Reutilize e transforme seus resíduos de lonas de banner, fardamentos e outros têxteis em produtos novos para presentear.

Quero saber mais 

Etiqueta para os produtos Pessoas descarregando as lonas do caminhão Estojos para o shopping plaza Costurando as sacolas da Lixiki Produção de sacolas da lixiki Costurando sacolas da Lixiki

Em caso de dúvidas, entre em contato com a gente. Estamos sempre à disposição para ajudar ????

►   Outros Posts

Você talvez se interessa nessas postagens

LIXIKI E OS ODS

Vivendo na prática a máxima que sempre repete: “reutilizar transforma”, a Lixiki é uma empresa de impacto social que contribui diretamente para o alcance de

Leia Mais ›

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.