Lixiki

LIXIKI E OS ODS

ODS agenda 2030

Vivendo na prática a máxima que sempre repete: “reutilizar transforma”, a Lixiki é uma empresa de impacto social que contribui diretamente para o alcance de diversas metas globais da Agenda 2030 da ONU.

Se constrói como empresa de forma totalmente inovadora, atuando em parcerias e redes, que garantem o protagonismo de todas as pessoas e grupos envolvidos e a remuneração justa. Nesse formato, atua criando oportunidades e gera serviços para diversas outras pessoas empreendedoras, em relações respeitosas de trabalho que nutrem os indivíduos com remuneração e bem estar. IMPACTO POSITIVO DIRETO E IMEDIATO NO ODS 8 TRABALHO DIGNO E CRESCIMENTO ECONÔMICO (relações respeitosas de trabalho, remuneração justa, fomenta empreendedorismo e pequenas empresas).

A atuação em rede, oportunidades de negócio e inovação, se potencializam pela educação ambiental incorporada em todas as ações, conteúdos e interações promovidas pela Lixiki. Em sua atuação, promove constante aprendizagem como algo estruturante de sua forma de existir no mundo, tendo como público pessoas de diversas idades. Em todas as suas relações, incluindo colaboradores e clientes, Lixiki está sempre compartilhando conhecimento sobre reutilização, comportamentos e estilos de vida sustentáveis, sobre as potencialidades do lixo e resíduos, sobre processos de produção responsáveis. Realizando diversas rodas de conversas, cria ambientes de diálogo e aprendizagem horizontal que promovem a cultura de paz na prática. IMPACTO POSITIVO DIRETO E IMEDIATO NO ODS 4 EDUCAÇÃO DE QUALIDADE (meta 4.7 é parte de sua essência).

Na produção de produtos a partir da lona reutilizada e nas oficinas criativas de ressignificação de materiais através da criação de objetos, Lixiki promove processos de produção e escolhas de consumo responsáveis. Promove o uso eficiente de recursos, ampliando sua vida útil, e escolhas sustentáveis de consumo, como a reutilização e a responsabilização sobre o descarte. Ao reutilizar, minimiza a produção de descarte e lixo, minimizando também efeitos nocivos da poluição quando os resíduos não têm destinação correta (aterro). Também influencia outras empresas a adotarem medidas sustentáveis. IMPACTO POSITIVO DIRETO E IMEDIATO NO ODS 12 CONSUMO E PRODUÇÃO RESPONSÁVEL (redução de resíduos, estímulo ao reuso, incentivo a empresas e informações sobre estilos de vida sustentáveis – metas 12.5, 12.6 e 12.8).

O fomento a uma cadeia de produção de reaproveitamento de materiais, garantindo destinação correta e fortalecendo a gestão de resíduos, reduz o impacto negativo das cidades. Também a redução de descarte individual resultante do longo trabalho de conscientização sobre o reuso, diminui o volume e facilita a gestão de resíduos. IMPACTO POSITIVO DIRETO E IMEDIATO NO ODS 11 CIDADES E COMUNIDADES SUSTENTÁVEIS (meta 11.6 de diminuição do impacto negativo e gestão eficiente resíduos).

A Lixiki é sensivelmente guiada por Ana Borba, mulher pernambucana, mãe, engenheira, empreendedora, educadora. A liderança e protagonismo feminino também é recorrente na rede de parcerias realizadoras. A cadeia de produção do Nossa Lona envolve, por exemplo, mulheres empreendedoras individuais que geram renda para si e para sua família através da costura. Para muitas, a costura é a entrada no mercado de trabalho, fortalecendo sua autonomia. IMPACTO POSITIVO DIRETO E IMEDIATO NO ODS 5 IGUALDADE DE GÊNERO (liderança feminina e gerar demanda de serviços para outras mulheres empreendedoras).

De forma transversal, a atuação da Lixiki gera impacto positivo em todos os objetivos de desenvolvimento sustentável ao promover a Agenda 2030 e a importância de imaginar esse futuro radicalmente diferente e acreditar que é possível para se colocar em ação. É antena multiplicadora do Imagine2030, iniciativa de educação cidadã que ativa o protagonismo individual das pessoas comuns, através de ferramentas pedagógicas e uma comunidade de aprendizagem horizontal, as convidando a imaginarem 2030 e escolherem agir agora.

Lixiki é ODS e ESG na prática. Como cliente e ou parceira realizadora, você também é parte desse ciclo de transformação e desenvolvimento sustentável.

Avaliação de impactos por Fernanda Cabral, Imagine 2030.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.