Lixo 2030 - Ideias para um futuro melhor!

Você já parou para imaginar como será o futuro? E o nosso lixo? Será que seremos conscientes? Será que conseguiremos melhorar os pontos negativos que nosso planeta vive hoje? Estas e muitas outras questões são levantadas pelo programa Imagine 2030. E hoje, trouxemos algumas informações para você descobrir, como pode mudar o futuro e imagine como será o Lixo 2030! Confira!

Jogar lixo no chão é falta de educação!

Quantas vezes será que ouvimos essa frase na nossa vida?

Pois é! Se você escrever essa frase na busca do Google vai perceber que de norte ao sul do país, ela é notícia de alguma forma. Mas, essa história de que lugar de lixo é na lixeira já está ficando no passado. Uma vez que agora, a economia é de circular e extrair. Logo, produzir e descartar não será mais uma prática comum.

Desta forma, todo o lixo está sendo promovido a recurso e assim como já está acontecendo nas indústrias, tudo que anda sobrando na nossa casa, será reutilizado em algum processo produtivo.

Sendo assim, você já teve a curiosidade de parar e imaginar como será a “lixeira” do futuro?

Nós sim!

E para fazer essa reflexão, criamos uma dinâmica que chamamos de LIXO 2030.

Como será a lixeira do futuro?
lixeira-na-natureza-2
lixo-incinerado-3

Imaginando o futuro do lixo

lixo 2030

Será que ainda chamaremos a lixeira por esse nome? Como elas serão? Qual seu tamanho? Cor? Forma? Qual será o conteúdo? O que jogaremos fora? O fora existe? Em quantas partes vamos precisar separar nosso lixo?

Em suma, para fazer essa reflexão, criamos uma dinâmica que chamamos de LIXO 2030. Que basicamente consiste em uma ação investigativa com o objetivo de revelar o futuro do lixo.

Em resumo, tivemos essa ideia, depois que participamos de uma oficina do Imagine 2030. Que por sua vez é um movimento que visa fortalecer causas de impacto socioambiental, e tem como principal desafio, entregar imagens concretas que nos permitam visualizar como pode ser o ano de 2030.

Além disso, a prática traz perguntas muito simples e coleciona as visões dos participantes. Levantando-se assim, questões super interessantes quanto ao futuro do lixo.

Desejos colecionados em uma cápsula do tempo feita de garrafa PET

Em cada encontro, é fechada uma cápsula do tempo contendo a imaginação dos participantes. Junto é claro, com algumas amostras de resíduos recolhidas no local do encontro. Ao final, todo mundo assina um livro de presença e deixa seu contato, pois, quando o ano de 2030 chegar, vamos começar a abrir essas cápsulas e poder contar para todo mundo como foi a nossa evolução.

dinamica-lixo-2030 (1)
dinamica-lixo-2030 (3)
dinamica-lixo-2030 (2)
dinamica-lixo-2030 (1)

Fazemos isso, porque acreditamos que desejar futuros é reprogramar os prováveis cenários.

oficina-lixo-2030

DINÂMICA LIXO 2030 NO SEROTONINA LAB - VILA MARIANA - SP - MAIO 2019

garrafa-PET
papelão
lata-de-aluminio

Tendo em mão essas informações, que tal você provocar as pessoas da sua organização com essa reflexão?

Conheça o Imagine 2030

cartaz_1
cartaz_2

No geral, o ano de 2030 é o prazo que a ONU estabeleceu para que sejam atingidos os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). No entanto, o prazo é curto e a meta ambiciosa. Que em resumo consiste em: resolver os principais problemas do planeta!

Desde sua criação, em 2015, a Agenda 2030 vem mobilizando governos, empresas, organizações sociais e inspirando a criação de projetos. Neste contexto, para fortalecer essa Agenda e aproximá-la das pessoas, escolhemos também 2030 como nosso convite à imaginação. Ou seja, se é uma referência direta a um mundo que desejamos, é também um mundo que ainda não conhecemos e que precisa ser criado.

Em suma, Imagine 2030 é realizado pelo Imagina Coletivo, uma organização sem fins lucrativos que desde 2012 trabalha para ativar o poder de transformação das pessoas, tendo a imaginação como guia.

A primeira fase do projeto, foi correalizada com o Believe.Earth, um projeto do Alana Foundation, com atuação no Brasil e no Mundo. Para muitos, o projeto é um ativador de narrativas positivas que tem a missão de fortalecer causas de impacto socioambiental, por meio de articulações de parcerias e cocriarão de campanhas.

Grid_PB_Logo_Roda_ODS

Portanto, para mudarmos o futuro é preciso que mudemos o hoje. Logo, inspire-se com as pessoas que estão cotidianamente exercitando sua imaginação, bem como o seu poder de transformação e crie alternativas para um futuro melhor.

Nossa Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.