ESPALHE FLOR POR ONDE FOR - Conheça esse movimento

reciclagem, artesanato, movimento espalhe flor por favor, Ana Borba

Você já imaginou que todo lixo é gerado a partir do nosso consumo? A partir dessa reflexão, é possível perceber o quanto a reciclagem é de vital importância. E é sobre isso, o tema do artigo de hoje!

Atualmente, estamos saindo de uma economia linear que praticava o extrair, fabricar, usar e descartar, para uma economia circular. Onde o lixo deixa de ser resíduo e é promovido a recurso. Ou seja, uma visão cíclica que vai contribuir com a regeneração dos bens naturais da Terra.

Desta forma, para contribuir com essa nova economia, mudar nosso hábito de consumo e praticar a redução de geração de lixo é muito importante. E por que não usar a arte e o artesanato para transformar nosso lixo enquanto sabemos mais sobre reciclagem?

É neste contexto que surgiu o movimento: Espalhe flor por onde for e para que você fique por dentro, criamos o post de hoje repleto de informações e dicas bacanas a respeito do assunto. Bora conferir?

Criando um amuleto, praticando a reciclagem

flor com tag

Acreditamos que a construção de um objeto, tem muito a ver com aprendizagem. Logo, quando promovemos isso através da reutilização de um lixo e temos essa atenção do cuidado, criamos um amuleto.

Neste contexto, nossa ideia é criar essa florzinha e transformá-la em um imã. Em suma, com a elaboração desse imã de geladeira, proporcionamos um sentimento de pertencimento das pessoas com um objeto tão pequeno, mas que pode ser tão significativo.

Dito isso, vamos transformar essa  florzinha de garrafa PET no nosso símbolo de cuidado com o planeta.  Você pode aprender a fazer a sua!

Aprenda a fazer uma oficina de reutilização com o tema do movimento ESPALHE FLOR

TAGS ESPALHE FLOR-19
TAGS ESPALHE FLOR-25

Falta a terceira tag, no arquivo estavam apenas essas duas, sendo a primeira repetida.

Acesse o material do movimento! É gratuito 😉

Você pode inclusive, promover encontros para fabricar as florzinhas enquanto promove uma reflexão artística sobre o tema. Além do mais, o movimento ESPALHE FLOR é aberto e você pode usá-lo na sua escola ou organização. No tutorial acima, você vai encontrar também as mensagens para baixar.

Portanto, aplique e multiplique essa ideia! E se precisar de nós, nos contacte e podemos organizar um evento para você.

Eventos escolares promovendo educação ambiental para toda família

oficina santi florida 7
oficina santi florida 6
oficina santi florida 2
oficina santi florida 5
oficina santi florida 1

Em suma, a educação ambiental é essencial à nossas vidas e o papel das escolas é fundamental. No dia do evento de PORTAS ABERTAS da Escola Santi, o movimento ESPALHE FLOR POR ONDE FOR foi a oficina convidada para o tema CUIDANDO DO LIXO.

Nesse  dia em que escola convida a família e os amigos para conhecerem os espaços e as ações de preservação do planeta, a oficina proporcionou através do artesanato com lixo, expresso através do corte das pétalas e das cores das flores feitas a partir da garrafa PET, uma atividade com mais eficiência ambiental que a própria reciclagem.

As ruas da cidade como ambiente de diversão e arte

Em síntese, o ato de fechar as ruas para os carros e abrir para as pessoas, tem se popularizado em várias cidades. No geral, o objetivo principal é de ocupar os espaços urbanos com esportes e lazer durante os domingos e feriados. Foi num cenário, com esse tema divertido, que levamos o movimento ESPALHE FLOR.

A atividade chamou atenção não só de quem parava para praticar a criatividade, mas também de quem deixava a sua garrafa para ser transformada. Para se ter uma ideia, a capital paulista gera em torno de 12 mil toneladas de lixo domiciliar todos os meses. Por sua vez, aos domingos na Avenida Paulista, são recolhidas 12 toneladas de varrição e lixeiras dispostas ao longo da rua.

“Reduza, recicle, reutilize sempre. Isso é amor! E o nosso planeta o que precisa é justamente isso, um gesto simples, mas que contagia, que amplia a nossa existência natural. Porque o que tem acontecido com o ser humano é que nós estamos caminhando dentro das aquisições materiais e estamos nos afastando da nossa essência, natureza.” Mônica Nunes

Mônica Nunes, veio de Belo Horizonte/MG e participou da nossa oficina do ESPALHE FLOR na Avenida Paulista.

Aprendizado contínuo através do nosso canal no Youtube

Em resumo, cuidar do lixo todo dia sem parar, parecer simples, mas não é. Não estaríamos atolados em lixo se fosse fácil. No nosso canal do Youtube, vamos postar vídeos com dicas ambientais. A ideia é gerar informação educativa a partir do ponto de vista das pessoas. Neste contexto, queremos transformar o senso comum, em prática comum.

Você tem alguma dúvida de como cuidar do seu lixo diariamente? Quais as suas ideias de reciclagem? Compartilhe conosco a sua opinião e/ou envie uma pergunta para nós!

É PARA AJUDAR NAS PRÁTICAS DE CONSUMO QUE O ESPALHE FLOR EXISTE.

Acompanhe! Participe!

Nossa Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.