Consumo consciente: Você já se perguntou como está o seu consumo hoje?

consumo consciente

Reduzir, reutilizar e reciclar são a base do consumo consciente.

Cópia de CC_2
Cópia de CC_3
CC_4

Hoje comemoramos o DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE. Portanto, ligue seu radar para as boas notícias que vão circular e imagine como você pode praticar ações que contribuam para essa nova economia.

Uma boa dica para escanear o seu consumo, é seguir o Instituto Akatu e sempre se perguntar o “o quê?” e “o porquê?” comprar - o “como comprar?” e “de quem?” - e “como vou usar?” e “como vou descartar?”

akatu

Conheça as orientações sobre compra consciente do Akatu:

1. Tem água onde você não vê – Camiseta

Tudo o que consumimos exige água em seu processo produtivo. Conheça o quanto deste recurso é gasto para produzir peças de roupas e comidas.

2. Ande de bicicleta com mais frequência!

Vá de bike! Ela não polui o ambiente nem faz barulho. E você ainda se exercita.

3. Troque o carro próprio pelo uso do transporte público e poupe dinheiro

Vá e volte do trabalho de metrô ou trem por um ano e economize mais de R$ 9.500. Dê preferência ao transporte público!

4. Reduza a frequência de lavagem de uma calça jeans e ajude a poupar 20 Maracanãs cheios de água!

Se todos os brasileiros tiverem calça jeans e a lavarem a cada 15 dias, e não toda semana, em 1 ano, a economia de água encherá 60 Maracanãs!

5. Varra a calçada e economize água suficiente para muitas descargas!

Brasileiros limpando a calçada só com vassoura por 1 ano, haverá uma economia de água suficiente para dar 2 descargas por dia neste ano.

6. Mantenha a torneira fechada ao se barbear e poupe água!

Brasileiros se barbeando dia sim, dia não com a torneira aberta só por 1 minuto, em 1 ano, a economia de água encherá 12 mil piscinas olímpicas!

7. Preste atenção aos seus resíduos!

Um brasileiro joga fora 1 kg de lixo por dia. Não exagere no preparo de comida: economize no bolso e ajude o meio ambiente.

8. Conserte!

Conserte, não troque! Você estende a vida útil do objeto, não compra um novo e poupa dinheiro e o meio ambiente!

9. Dê novos usos aos itens antes de descartar

Antes de descartar, dê novos usos aos produtos. Guarde temperos em potes de vidro; use latas como porta-lápis; faça bancos ou balanços com pneus.

10. Leve listas para o mercado ou à feira

Cada brasileiro desperdiça 41 kg/ano. Planeje o cardápio, faça uma lista e compre só o necessário. Evite o desperdício de alimentos.

11. Bateu a vontade de comprar algo novo? Tome um tempo para pensar sobre a real necessidade do produto e pesquise preços

Usamos 75% mais recursos do que a Terra regenera em 1 ano.  Da forma que consumimos hoje, em 2020 precisaremos de 4 planetas para esse consumo.

12. Mantenha louças de molho antes de lavar!

A torneira da cozinha aberta gasta 14 litros d’água por minuto. Deixe a louça de molho na pia. Isso facilita sua limpeza e elimina esse desperdício.

13. Fique atento a vazamentos e evite o desperdício de água

O pinga-pinga da torneira pode ser o vilão da sua conta de água. Conserte a torneira e reduza a conta em 400 litros d’água por dia.

14. Reutilize água!

A água que sai da máquina de lavar pode ser utilizada para dar descarga ou lavar ambientes externos.

15. Equilibre seu consumo

Se um terço dos brasileiros que possuem smartphone substituíssem um único aparelho ao final de apenas um ano de uso, seria consumido mais de 1,3 bilhão de quilos de matérias-primas brutas na fabricação dos novos celulares. Essa quantidade é similar ao peso de 85 milhões de bicicletas que, se enfileiradas, dariam 3,6 voltas na Terra.

16. Um brasileiro consome de recursos naturais, na sua vida, 1 torre de 160 andares

É preciso consumir apenas o necessário para evitar a sobrecarga da Terra!

No site do instituto você vai encontrar dicas sobre como melhorar o seu consumo de água, energia, comida - como cuidar do seu dinheiro, e do seu lixo e ainda, como reduzir a sua pegada de carbono. Para que assim, você passe a praticar o consumo consciente. Acesse essas informações clicando nas imagens!

Em suma, o lixo começa no consumo. Logo, se você estiver com dificuldade em lidar com essa questão, nós podemos te ajudar!

Conheça nosso canal no Youtube e aprenda a cuidar melhor o seu lixo com a série do nosso canal, ESPALHE FLOR!

Nossa Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.