Lixiki

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável – 17 ações que podem mudar o futuro!

capa

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável para um Feliz 2030!

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentével, ODS, quais são os 17 ODS

Ano que vem ainda será 2020, mas nós desejamos um feliz 2030 hoje, para colocar intenção de quê de fato ele seja o marco feliz para a história da nossa evolução.

No entanto, muita coisa precisa acontecer para que tenhamos sucesso com os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável sistematizados pela ONU – Organização das Nações Unidas e o ano de 2030 é o nosso prazo.

Em suma, as novas diretrizes dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável atuais, foram construídas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. Ou ainda, como é mais conhecido, os 8 JEITOS DE MUDAR O MUNDO. Estas diretrizes, teviveram o prazo vencido em 2015. Entretanto, as metas foram revistas, sobretudo aquelas que não conseguimos alcançar e novas diretrizes foram estabelecidas.

Desta forma, surgiram os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Porém, infelizmente, os objetivos atuais, são o único protocolo global que temos no nosso plano de ação para continuar vivendo neste planeta. Pode até parecer utopia, as metas podem parecer inalcançáveis, mas o mundo tem mudado muito rápido e preferimos acreditar na força do coletivo.

17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Conheça os 17 ODS da atualidade

A seguir, conheça cada um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Para saber um pouco mais sobre cada um dos objetivos globais citados, clique sobre cada um deles:

1. Acabar com a pobreza em todas as suas formas, em todos os lugares.

2. Acabar com a fome, alcançar a segurança alimentar e melhoria da nutrição e promover a agricultura sustentável.

3. Assegurar uma vida saudável e promover o bem-estar para todos, em todas as idades.

4. Assegurar a educação inclusiva e equitativa e de qualidade, e promover oportunidades de aprendizagem ao longo da vida para todos.

5. Alcançar a igualdade de gênero e empoderar todas as mulheres e meninas.

6. Assegurar a disponibilidade e gestão sustentável da água e saneamento para todos.

7. Por sua vez, o sétimo dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visa assegurar o acesso confiável, sustentável, moderno e a preço acessível à energia para todos.

8. Promover o crescimento econômico inclusivo e sustentável, emprego pleno, produtivo e trabalho decente para todos.

9. Construir infraestruturas resilientes, promover a industrialização inclusiva, sustentável e fomentar a inovação.

10. Reduzir a desigualdade dentro dos países e entre eles.

11. Tornar as cidades e os assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.

12. Assegurar padrões de produção e de consumo sustentáveis.

13. Já o décimo terceiro dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, visa tomar medidas urgentes para combater a mudança do clima e seus impactos.

14. Conservação e uso sustentável dos oceanos, dos mares e dos recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável.

15. Proteger, recuperar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres. Bem como, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, deter e reverter a degradação da terra. Assim como também, deter a perda de biodiversidade.

16. Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável. Proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas em todos os níveis.

17. Por fim, o décimo sétimo objetivo, consiste em fortalecer os meios de implementação e revitalizar a parceria global para o desenvolvimento sustentável.

Estudando um pouco mais sobre elas, descobrimos que com o nosso trabalho contribuímos para a realização de mais da metade dos ODS e resolvemos começar a comunicar isso. É um ponto de vista poderoso imaginar que pequenas ações diárias podem fazer tanta diferença.

Cuidar do lixo é uma ótima iniciativa para contribuir com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Neste contexto, nós podemos te auxiliar a dar um destino criativo para o seu!

Através da prática da reutilização de materiais, transformamos resíduos têxteis em produtos e facilitamos oficinas ecoeducativas. Acesse o link e conheça o NOSSA LONA e o LABXIKI.

O que fazemos

Afinal, tudo o que a gente fizer para regenerar o planeta é importante. Tudo!

Inscreva-se em nosso canal do Youtube