Lixiki

Saiba reutilizar materiais não recicláveis como a lona

SA NECESSAIRE DE BANNER 3

Saiba reutilizar materiais não recicláveis como a lona

super saco nossa lona reutilização costura

Como é possível reaproveitar os materiais não recicláveis?

Atualmente a reciclagem é considerada uma das principais ações sustentáveis por contribuir significativamente para a preservação do meio ambiente. Saiba que é possível reutilizar materiais não recicláveis como a lona e contribuir para a redução do lixo gerado pela humanidade.

Muito embora exista uma gama enorme de informação à disposição sobre materiais recicláveis, muitas pessoas não sabem que alguns materiais, por motivos técnicos, não podem ser reaproveitados após o uso: são os materiais não recicláveis como a lona.

Através do projeto “Nossa Lona” é possível aprimorar a vida útil de materiais não recicláveis e sem valor comercial, de modo a contribuir com a sustentabilidade do planeta. Conheça a seguir o objetivo desse projeto criado pela Lixiki.

A Lona Transforma

Banner fixado em um dos postes de iluminação da Avenida Paulista. A imagem no banner contém árvores e um rio que as divide, lembrando uma imensa floresta. A imagem foi feita por um dos artistas que participaram da exposição. Banner fixado em um dos postes de iluminação da Avenida Paulista. A imagem no banner é de flores coloridas, feita por um dos artistas que participaram da exposição “Imagine 2030 na Virada Sustentável de São Paulo.”

Com mais de 10 anos no mercado de transformação residual, a Lixiki apresenta as melhores alternativas  em reaproveitamento de materiais. Foi dessa forma que recebeu a proposta de um projeto para transformar banners com obras de artistas em novos produtos. A exposição fazia parte do evento “Imagine 2030 na Virada Sustentável de São Paulo”.

A ação promovida pelo “Imagine 2030” que ocorreu em setembro de 2019, expôs banners que continham obras de artistas como Pedro Veneziano, Paola Saliby e Victor Aguiar Magalhães, que foram expostas no canteiro central da Avenida Paulista. O evento aconteceu em parceria com a “Virada Sustentável de São Paulo”, um movimento referente a sustentabilidade e que percorre algumas cidades do Brasil.

O “Imagine 2030”, foi criado pelo Imagina Coletivo, uma organização sem fins lucrativos com atuação desde 2012. O seu objetivo é ativar o poder de transformação das pessoas através da imaginação, fortalecer a narrativa da Agenda 2030, gerar oportunidades de engajamento direto a quem quer dar o primeiro passo para construir um futuro melhor.

Após o encerramento da mostra, o “Imagine 2030” escolheu o trabalho do “Nossa Lona” para que fosse feita a reutilização dos banners da exposição,  transformando as obras dos artistas em bolsas, envelopes e nécessaires, permanecendo intacta a identidade do cliente na confecção dos novos produtos.

Bolsa pronta. A bolsa foi feita a partir dos banners recolhidos da exposição “Imagine 2030 na Virada Sustentável de São Paulo”, mostrando a identidade do cliente, que é o Imagine 2030. Bolsa já pronta. A bolsa foi feita a partir dos banners recolhidos e a imagem apresenta em primeiro plano a etiqueta, com o nome do projeto “Nossa Lona” e escrito: “Produzido com resíduos da exposição do projeto Imagine 2030 na Virada Sustentável - Avenida Paulista.” Duas bolsas prontas a partir do material da lona, com a identidade do cliente “Imagine 2030” e do projeto “Nossa Lona”.

O “Nossa Lona” transforma e ressignifica resíduos de forma sustentável, contando com a colaboração de trabalhadores autônomos e ateliês independentes, como o das costureiras do projeto “Cardume de Mães”, gerando uma movimentação na economia.

O “Cardume de Mães” é um grupo de mulheres que compartilha a experiência em costura e design com outras mulheres, focando sempre na sustentabilidade. Na confecção do material recebido pelo “Nossa Lona”, a partir do projeto do “Imagine 2030”, as costureiras que participaram da produção foram: Herculânia Reis, Rosinha Matos, Francisca Laura e Eliane Marques.

Uma costureira do “Cardume de Mães” manuseando a máquina e utilizando o material da lona para transformar em bolsa. A costureira sentada em frente a máquina, com a bolsa já pronta em cima de sua mesa. A bolsa apresenta a identidade do “Imagine 2030”. A costureira aparece segurando uma bolsa cinza quase pronta.

A Transformação além das Lonas

Saiba de que forma você pode reutilizar materiais não recicláveis  com o “Nossa Lona”, através do catálogo desenvolvido pelo projeto,  apresentando as melhores alternativas em reaproveitamento de materiais como:

– Lonas de Banners e Outdoors de campanhas publicitárias;

– Fardamentos de Indústrias e Construtoras;

– Aparas da Indústria Têxtil;

O catálogo pode ser utilizado para a criação de produtos que retornam para o cliente como brindes corporativos, sendo uma ótima ideia para presentear colaboradores e clientes, com um trabalho muito bem elaborado e confeccionado a partir da reutilização.

SA BOLSA COM DESENHO 4 SA NECESSAIRE DE BANNER 3 protótipos fardamentos bolsa e estojo produzidos com persianas

É através do projeto “Nossa Lona” que a Lixiki mostra como é possível dar um novo significado a resíduos de forma sustentável. Além da colaboração para reutilizar materiais de grandes projetos, o “Nossa Lona” também desenvolve demandas específicas para clientes, e caso o produto que deseja utilizar não se apresente no catálogo, é possível a produção de novas peças.

Se você também quer contribuir com o meio ambiente de forma sustentável, reduzindo o descarte inadequado de materiais não reutilizáveis, saiba que o projeto “Nossa Lona” oferece a solução ideal a preço justo.

Conheça o Nossa Lona
Conheça nosso canal no Youtube

Nossa Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.