Lixiki

Semana de Design da América Latina: Apresentamos o cobogó. Confira!

capa

Semana de Design da América Latina: LIXIKI transforma pó de madeira em cobogó

Temos uma novidade para vocês! Participamos da DW! SP – a maior Semana de Design da América Latina e uma das quatro maiores do mundo! Nesta participação, apresentamos o COBOPÓ, um material criado com resíduos e pó de madeira. E é sobre ele que iremos falar hoje!

Semana de Design da América Latina, exposição, cobogó, cobopó

Abaixo, você poderá ver como nosso stand foi montado na exposição da Semana de Design da América Latina. Bem como, detalhes e formas dos produtos que foram expostos. Também levamos amostra das cruzadas utilizadas durante a manufatura do produto. Além disso, no decorrer deste post, você poderá verificar como é feito o processo, detalhes da peça e muito mais. Bora conferir?

painel exposição, semana do design da américa latina

Do pó ao COBOPÓ

Em suma, o COBOPÓ apresentado na Semana de Design da América Latina, foi criado através do laboratório do IED SP. Sendo este, um elemento vazado inspirado no cobogó pernambucano. No entanto, no caso do COBOPÓ, este é produzido a partir do pó da madeira.

Como tudo que fazemos por aqui, ele foi feito de forma simples e tem todo o processo produtivo pensado para ser reproduzido por qualquer pessoa. A seguir, confira algumas fotos do produto e como ele foi apresentado na Semana de Design da América Latina.

fotos do produto 1 cobopó na semana de design da América Latina painel cobopó apresentado na semana de design da América Latina

Com o produto, seguimos a fórmula:

Tecnologia simples + Pequena escala

Acreditamos que a utilização desta fórmula, vai solucionar o acúmulo indevido de resíduos nos centros urbanos. Logo, é uma ótima solução para quem se preocupa com o meio ambiente.

Ana Borna na apresentação do cobpó na semana de design da américa latina Ana Borba – Engenheira Cívil e desenvolvedora do projeto.

No geral, o projeto apresentado na Semana de Design da América Latina, foi desenvolvido pela nossa fundadora e engenheira civil, Ana Borba. Tendo como parceiro, o designer Felipe Madeira – que apesar do sobrenome – mais que apropriado -, é um cara que vive de transformar plásticos em óculos na SAGUI.

Em suma, o COBOPÓ faz parte do LAB MOB – Laboratório de Design de Mobiliário, Economia Circular e Empreendedorismo, desenvolvido pelo Centro de Pesquisa e Inovação do IED (Cried) e pela YVY Reciclagem.

Com o apoio da Enel Distribuição São Paulo e coordenado por Christian Ullmann, inicialmente foi um produto criado para tratar o resíduo desse laboratório. Que por sua vez, reutiliza as cruzetas de madeira dos postes da cidade de São Paulo. Entretanto, como se pode observar, possui grande potencial para ir além!

cruzetas 3 cruzetas 1 cruzetas 2

Como foi feito o projeto apresentado na Semana de Design da América Latina?

Em primeiro lugar, para ser apresentado na Semana de Design da América Latina, o produto foi pensado e desenvolvido em minuciosos detalhes. Basicamente, a realização do projeto foi dividida em três fases. Sendo a primeira, responsável por validar o problema. Posteriormente, discutimos a solução e por fim e não menos importante, a modelagem de negócio.

Em suma, toda a ideia girou em reunir profissionais de diversas formações. Tais como, engenheiros, makers, marceneiros, designers e arquitetos etc. Para que desta forma, o projeto gire em torno de prototipar um case de economia circular.

Aconteceram cinco master classes com vários temas: madeira maciça, design de móvel e estilo de vida; economia criativa; empreendedorismo; comercialização e distribuição, e novos negócios colaborativos em rede etc. Tudo para alimentar a master mind que se formou durante o laboratório.

Inspiração e essência

No geral, a essência era captar e revelar toda história vivida na cidade de São Paulo, que para conduzir energia elétrica, usou durante mais de 50 anos pelas ruas da cidade, madeiras provenientes de árvores centenárias da floresta amazônica. Que por sua vez, é uma riqueza brasileira. E muito embora essas madeiras estavam carregadas de marcas, furos e rachaduras ainda tinham muito potencial para serem reutilizadas.

fotos do produto 4

Um pouco mais do COBOPÓ na Semana de Design da América Latina

A YVY Reciclagem, empresa que gerencia os resíduos provenientes da atividade de manutenção da rede elétrica da cidade de São Paulo, apostou certo no design de móveis para tratar um resíduo que não tinha potencial para ser reciclado. Ou seja, as cruzetas, pelo tempo de vida, são madeiras secas, que atingiram o máximo da sua deformação. No entanto, mesmo que em pequenas dimensões, podem ser cortadas e reutilizadas com a garantia de se manterem inertes.

Desta forma, para demonstrar todo o seu potencial, os móveis produzidos ganharam uma exposição que aconteceu na sede do IED SP, dentro da programação oficial da Semana de Design DW! SP.

Além disso, as 70 peças foram desenhadas por 45 participantes do laboratório e produzidas em mais de 10 marcenarias. Ou seja, uma rede que se articulou e reutilizou inclusive até o pó do processo. Que por sua vez, foi a matéria-prima do Cobopó.

Ana Borba fez parte de um dos painéis do seminário, onde ela apresentou todo o processo criativo e discutiu sobre os detalhes da elaboração de um novo modelo de negócio que desafia a produção tradicional de mobiliário.

Semana de Design da América Latina Exposição, Semana de Design da América Latina exposição

Participações e colaborações

Dito isso, o seminário LAB MOB apresentou: Novos modelos de negócios para a economia circular, que foi liderado pelo coordenador do LAB MOB Christian Ullmann. A conversa contou ainda com a participação do diretor da YVY Reciclagem Vitor Napolitano Sparvoli; do diretor do CRIED Fabiano Pereira; de Daniel da Silva Guimarães, Erika Pulizzi, Fernando Iasz, Luiz Henrique Renault e Marcelo Bicudo da Marcenaria Compartilhada Fabriko; dos makers, marceneiros, designers e arquitetos, Augusto di Carpi, Fabia Toqueti Pace e Mauricio Montel; Piná Estúdio e Mobília, Naomi Narimatu, Dani Marques e Marcenaria Rechtman.

Como lixo é um erro de projeto, o COBOPÓ é um produto para tratamento de resíduo desse laboratório 😉

SAIBA MAIS…

…da 8º DW! São Paulo Design Weekend: @designweekendsp l designweekend.com.br/

…da programação no IED: @iedsp l ied.edu.br/dw2019/

…da Sagui Óculos, empresa que está reinventando o uso das placas ecológicas feitas a partir de recuperação de embalagens como pasta de dente e sacolinhas plásticas: @saguioculos l nossanova.com.br/marca-sagui

…de Christian Ullmann: @resudaca l linkedin.com/in/resudaca/

…da YVY Reciclagem, uma empresa de reciclagem que inova investindo em reutilização de materiais: yvyreciclagem.com.br

E para saber um pouco mais sobre a LIXIKI, conheça o nosso canal do Youtube.

Conheça nosso canal no Youtube