Lixiki

Transformando as garrafas PET em decoração natalina

Imagem 13 (1)

Transformando as garrafas PET em decoração natalina

O projeto Amo Natal, aconteceu em parceria da Lixiki com o Plaza Shopping Casa Forte, e o objetivo era o de reutilizar garrafas pet, as transformando em bolas e corações que fariam parte da decoração. Após a criação e aprovação dos protótipos, o projeto foi iniciado.

Conhecendo o projeto

O projeto aconteceu na Praça Jornalista Francisco Pessoa de Queiroz, onde a abertura para a exposição dos materiais de decoração foram apresentados e em conjunto, ocorreu uma palestra para convidar voluntários da zona norte da cidade, onde 22 pessoas eram da comunidade de Vila Vintém, em que dentre elas 6 fizeram parte, de forma mais direta, da produção do projeto e realizaram trabalho na sede da associação do bairro, e também 20 pessoas da Estação do Arruda.

A realização da oficina de reutilização de garrafas PET, além  da colaboração das pessoas da comunidade, só pode ser viabilizada a partir da movimentação gerada pela iniciativa do projeto, que aconteceu com o intuito de informar à comunidade sobre o reuso do lixo e de que forma diminuí-lo, ou seja, transformando-o em novos produtos, que nesse projeto eram os de objetos decorativos natalinos. 
As garrafas PET foram recolhidas para o projeto através da gincana realizada pela administração do shopping e escolas públicas do entorno. Além desses materiais, o Plaza também recolheu banners e lonas para o processo de reutilização e transformação, que são utilizadas pelo meio publicitário de forma descontrolada. Por isso, o reaproveitamento é importante para evitar o descarte no meio ambiente.

Visualizar todo tipo de material como grande potencial de reutilização foi uma forma de conscientizar toda a comunidade em relação à problemática ambiental, já que a protagonista do projeto, a garrafa PET, é um material tão consumido. Dessa forma, a consciência ambiental é imprescindível para alcançar um mundo mais saudável, o que consequentemente atinge a vida humana.

O processo de produção com as garrafa PET

No processo de produção, para desenvolver as bolas com argolas, foi utilizada uma técnica de aprendizagem que dava um melhor formato, através de uma fonte de calor para amolecer o plástico da garrafa pet, utilizando uma chapa quente no ferro de passar roupa, onde posteriormente foi transferida para o fogão, com o intuito de economizar energia

Já na sede da Lixiki, localizada no Arruda, foram produzidos os corações e o gigante letreiro com o nome do projeto. Os corações contaram com adereço de contorno em estrutura metálica preenchida com revestimento translúcido na cor vermelha, também fabricado com as garrafas PET. A iluminação vinha de uma mangueira de luz e as letras eram revestidas em garrafas PET verdes, com base feita das lonas e banners do shopping, medindo 4 metros de comprimento. Já as bolas de argolas foram iluminadas a partir dos reflexos externos e mediam de 50 a 65 centímetros de diâmetro, feitas a partir de garrafas PET transparentes.

Assim foi realizado o Amo Natal, que só foi possível por causa da colaboração da Lixiki, Plaza Shopping Casa Forte e a comunidade. O projeto contribuiu para conscientizar a todos sobre a reutilização de materiais como as garrafas Pets, lonas e banners, visando diminuir a quantidade de lixo e mostrando que resíduos descartados podem ser transformados em novos produtos. 

Envolva a comunidade na criação de uma cenografia inesquecível!

árvore de natal resíduos recife eu fabrico Cópia de 100_6016 arvore eu fabrico Conheça o EuFabrico
Inscreva-se em nosso canal do Youtube

Nossa Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.

►   Outros Posts

Você talvez se interessa nessas postagens

Árvores de Natal

A marca LIXIKI é lançamento, mas o começo de tudo partiu de projetos com materiais descartados realizados desde 2004, com o mesmo cuidado social, orgãos

Leia Mais ›

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.