Labxiki no dia das mães, do Colégio Agostiniano Mendel

Com o intuito de comemorar o dia das mães, o projeto Labxiki esteve presente no Colégio Agostiano Mendel, localizado na Zona Leste da cidade de São Paulo, em Maio de 2018. Oficinas foram disponibilizadas pensando em um dia de celebração e educação ambiental.

A data comemorativa para homenagear as figuras maternas de uma família gera o aumento do consumo dos serviços, comércios e vendas. Sendo assim, é importante procurar ações como a do Labxiki, que repensem esse consumo e ao mesmo tempo produza a partir dela, um presente que será lembrado com amor, dedicação, e  um novo significado ao que seria descartado.

Foi a partir disso, que a produtora e organizadora de eventos, Stephanie Glória, procurou a Lixiki para o desenvolvimento de um projeto para o dia das mães no Colégio Agostiano Mendel. Stephanie que já apresenta experiências junto as instituições, criando ações de valor, conta como foi essa parceria:

"O meu trabalho é desenhar eventos com experiência de valor e a Lixiki me surpreendeu! Precisava atender uma escola com um grande volume de alunos e pais, e que simultaneamente viveriam uma experiência de comemoração. A Lixiki tornou os desejos possíveis, criou atividades que educavam divertindo, orquestrou a grande demanda simultânea, sem falar da cordialidade, pontualidade e criatividade. Eu não acreditava ser possível proteger os recursos naturais e criar experiências extremamente criativas e divertidas. A Lixiki me mostrou que isso é possível e ampliou o meu olhar."

Uma das etapas do projeto da Stephanie era com o Labxiki, a oficina de upclying da Lixiki, e dentro do desejo da escola, existia a demanda em produzir uma camiseta com um broche que seria dado de mãe para filho na hora da homenagem.  Com isso, a produtora desenhou a ação e convidou a Lixiki para fazer parte da oficina dos broches de corações de tecido.

Entenda o desenvolvimento do projeto

O projeto foi de grande dimensão, foram disponibilizados 12 facilitadores para atender a demanda da ação. E 1200 mães compareceram em um único dia em dois turnos: o primeiro pela manhã e o segundo à tarde. As oficinas eram feitas em oito rodadas e oito turmas simultâneas que ocorriam de 20 em 20 minutos. As mães chegavam para participar, produziam, faziam a homenagem e mais tarde entravam as outras mães para a confecção dos próximos broches.

A técnica de reutilização para a confecção dos broches em formatos de coração, foi de corte, costura e bordado manual. A Lixiki identificou o resíduo a ser reutilizado e a partir disso, foi até Banco de Tecidos para providenciar os que seriam transformados na ação. No local, são encontrados tecidos de reuso, restos de peças ou panos que foram utilizados em cenografia. 

A Lixiki também produziu o protótipo do broche, o treinamento dos facilitadores e pré produção, chegando num consenso de técnicas de costura simples para atender todas as mães. As etapas foram pensadas e acompanhadas por fotos com o passo a passo além das explicações dos facilitadores em sala, material utilizado na confecção e para consulta das mães.

Além disso, foi feito o atendimento das oficinas e a celebração da equipe com as mães. Muitas que nunca tinham costurado, conseguiram confeccionar um presente para seus filhos e homenageá-los.

Com muito amor, afeto e reflexão consciente sobre o consumo, o Labxiki mostrou que a ideia de presente também pode ser feita a partir da construção de objetos criativos, com materiais reutilizáveis, atingindo uma comunidade que se desperta para o repensar de suas práticas diárias e assim também replicar essa forma de hábito de consumo.

Quer saber mais sobre o LABxiki?

Oficinas de upcyling para eventos e escolas.

Nossa Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Nossa Newsletter

Assine e acompanhe de perto o nosso conteúdo!