Lixiki

Recife, Noites de Luz!

Foto: Fernando Silva/Prefeitura do Recife

Recife, Noites de Luz!

decoração de natal resíduos recife

Cenografia natalina integrando cultura regional, design inovador e sustentabilidade.

A história da Lixiki praticamente se mistura com a dos projetos socioambientais que realizamos para a esfera pública, normalmente criados para sensibilizar o público com decorações em eventos culturais como Natal, Carnaval e São João.

Diante do desafio de fazer do Recife a cidade brasileira mais iluminada no natal, desenvolvemos esse trabalho em conjunto com Blachere Illumination, empresa internacional responsável pela iluminação natalina da Torre Eiffel.

O Projeto

Nosso objetivo era transformar o Natal em um evento inédito e grandioso, fazendo jus à fama da cidade em exaltar obras e feitos como “os maiores do mundo”. Para tanto, além da decoração natalina em vários pontos de Recife, criamos como atração principal uma árvore flutuante, com 35 metros de altura, montada sobre o rio Capibaribe.

A expectativa de uma decoração monumental não nos desviou da nossa missão de reutilizar resíduos sólidos e gerar engajamento. Neste trabalho, optamos pela reutilização de 70 mil garrafas PET, recolhidas pelas associações de catadores de Recife. Da reciclagem, também vieram 424 tonéis de ferro para apoiar a árvore autoportante, revestida com reaproveitamento de tecidos, resíduos de embalagens e da própria produção.

O projeto estrutural da árvore flutuante foi desenvolvido pelo engenheiro Ilo Borba, que recomendou o uso de tubos de iluminação urbana, passíveis de reaproveitamento pela prefeitura. Também em sintonia com nossos princípios, a iluminação da Blachere utilizou diodos de baixo consumo associados à tecnologia LED, proporcionando uma economia de 80% em comparação ao sistema convencional de lâmpadas (uma novidade na época).

Sempre em busca de soluções criativas, utilizamos verniz vitral para pintar os recortes de PET que davam forma às esferas gigantes, casulos e borboletas aplicadas na decoração. O resultado foi um efeito gelatina, que destacava os adereços à longa distância, mesmo à luz do dia. A escolha dos espaços também foi fundamental para realçar os enfeites, em perfeita harmonia com a beleza natural das águas e plantas onde foram instalados.

Para conectar o público ao projeto, recorremos a elementos lúdicos além da estética e da consciência ambiental. Inspirados no auto de natal Baile do Menino Deus, valorizamos o regional, criando imagens com figuras típicas da cultura nordestina, que deram vida a uma decoração afetiva.

A Produção

Como em todos os projetos que realizamos, priorizamos o trabalho artesanal para empregar e qualificar mão-de-obra com nossas técnicas de reutilização. Dentre os 150 profissionais envolvidos em nossa produção, a fabricação de adereços empregou 80 mulheres da comunidade local, que aprenderam um novo ofício.

Nossa preocupação com o fator humano também nos motivou a inovar, criando novas técnicas especialmente para este projeto. Conseguimos otimizar o processo montando uma linha de produção que considerou a questão ergométrica, com estações de diferentes alturas, posições e métodos para cortar, furar, montar e pintar.

Como resultado, além de fazer o Natal mais brilhante que Recife já viu, ultrapassamos o propósito inicial de chamar a atenção para a coleta seletiva. Mostramos que, além de minimizar impactos ambientais, a reutilização pode gerar emprego e renda. Reciclamos não apenas lixo, mas a vida dos profissionais envolvidos, reforçando nosso compromisso com a preservação ambiental e a inclusão social.

Projeto ousado, humanista e solidário como, aliás, deveriam ser todos os projetos financiados com dinheiro público neste país”.

Nadja Turenkko, atriz e diretora teatral.

Envolva a comunidade na criação de uma cenografia inesquecível!

árvore de natal resíduos recife eu fabrico Cópia de 100_6016 arvore eu fabrico Conheça o EuFabrico
Inscreva-se em nosso canal do Youtube

Nossa Newsletter

Assine nossa newsletter mensal para ficar sempre atualizado com nosso conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *


The reCAPTCHA verification period has expired. Please reload the page.